É uma Iniciativa: Da Assistência Social & Cras
Justificativa:
O karatê nas escolas baianas já é uma realidade. O prof°. Dr. Eraldo Tinoco, então secretário de educação da Bahia autorizou a inclusão do karatê na Olimpíada Baiana de Primavera e disciplina esportiva da grade de Educação Física, na rede estaduais e particulares de ensino, a partir do ano 2001. Sendo, assim o praticante de karatê não será obrigado a participar das aulas práticas de Educação Física das escolas.
Tendo em vista essa lei, apresento este projeto como um complemento da educação do aluno deste município, dando-lhe uma afirmação e valorização para que possa enfrentar as dificuldades da vida, inclusive a si mesmo em ser um campeão.

Objetivo
No mundo de hoje, valores com disciplina, respeito, companheirismo são muitas vezes deixadas de lado. Os pais freqüentemente trabalham e, às vezes não tem condições de ajudar e construir estes valores, por não estarem em contato com companhias inadequadas.
A prática do Karatê sob orientação de professores qualificados trará benefícios inestimáveis para o seu filho, pois se ele for bem orientado e motivado, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios, como: o uso de drogas, álcool, por exemplo, nocivos a saúde e a família.
Muitos são benefícios que podem ser obtidos da pratica do karatê eis alguns deles:Manutenção da a saúde e fortalecimento do físico.
Estimulo à coragem para enfrentar obstáculos.
Respeito aos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correta, que são estimulados pelos rituais tradicionais, etc.
Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc.
Empenho e dedicação exigido o máximo de corpo e da mentem treinando com paciência perseverança até fazer desses objetivos um hábito.
Estabilidade emocional. A situação de luta colabora eficazmente para sua conquista.
A prática do esporte hoje em uma realidade, aqui estamos lhe oferecendo para o seu filho um esporte dinâmico, educador e disciplinador. “Não deixe seu filho de fora”.
Metodologia:
Será desenvolvido através de um programa de graduação de faixas, proposto pela federação, onde deverá abranger os seguintes critérios:
Exercícios físicos com dinâmicas com o objetivo;
Fundamentos: técnicas executadas com os braços e pernas, avançando e recuando, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, psicológica da criança;
Katas, combinações de movimentos de ataque e defesa, previamente estabelecidas em deslocamento para frente lados ou para trás, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora estética postural e a agilidade da criança;
Kumitê é o objetivo final do karatê, por trata-se de luta propriamente dita;
Conhecimentos gerais têm objetivo da criança conhecer e aplicar a historia, a filosofia, do karatê esporte para o seu crescimento em todos os aspectos.
Recursos Utilizados:
Humanos: alunos e professores.
Materiais: 30 Kimonos, 04 protetores de cabeça, 08 protetores de tórax, protetores bucal, 30 luvas, bastões, protetores para a genitália, apito, materiais para primeiros socorros, água e livros.
Publico alvo
Crianças de 6 a 12 anos
20 alunos na Sede
10 Alunos na Comunidade de Javi
Apoio:
Prefeitura de Muquém do São Francisco
Atenciosamente;Derisvaldo Farias de Brito
Diretor-Técnico
Gilberto Gesse Morais Júnior
Monitor
Gisleane Dourado Maia Santos
Assistente Social
José Moreira Bonfim
Secretario da Assistência Social